Destino de Excelência da Europa – Parque Natural do Faial

Ir em baixo

Destino de Excelência da Europa – Parque Natural do Faial

Mensagem por jheitor em Qua Jul 18, 2012 2:05 pm

Destino de Excelência da Europa – Parque Natural do Faial

17 de Julho de 2012

fonte : faialonline.com

Após a inauguração da Casa dos Botes todas as estruturas do Parque Natural do Faial estão em pleno funcionamento. São oito os Centros de Interpretação e apoio ao visitante que ajudam a compreender e interpretar o ambiente, a cultura e a natureza, seis trilhos pedestres adaptados a vários graus de dificuldade e três circuitos interpretativos em ambientes históricos e humanizados.
No complexo do Monte da Guia está a porta de entrada do Parque Natural, a Casa do Parque, onde o visitante poderá conhecer toda a oferta existente no Parque e receber apoio à programação da sua visita. Ainda neste complexo, perto da Praia de Porto Pim, está a Fábrica da Baleia e Centro do Mar, local de preservação da memória da indústria baleeira e de promoção do conhecimento do mar. Para desfrutar deste admirável local existem ainda dois circuitos, o do Monte da Guia e o do Monte Queimado onde se poderá conhecer melhor a rica história local. Estes circuitos estão adaptados à visita de cegos.
Perto da cidade da Horta está localizado o Jardim Botânico do Faial, dedicado à preservação da flora endémica açoriana e ao conhecimento da história natural e agrícola dos açores. É um espaço de agradável visita e contemplação e pode ser visitado diariamente. Como complemento existe ainda a possibilidade de visita ao pólo de vegetação de altitude localizado em Pedro Miguel, sob marcação. Nesta freguesia estão ainda localizados os charcos de Pedro Miguel, local de observação da avifauna terrestre.
A visita a um dos ex-libris do Parque Natural do Faial, a Caldeira, sairá enriquecida pela passagem pela Casa do Cantoneiro e Casa da Caldeira, onde o visitante encontrará informação e apoio na sua jornada, nomeadamente equipamento de segurança, cacifos e informação. É possível disfrutar de toda a riqueza paisagística e natural desta área percorrendo um dos trilhos disponíveis existentes entre este que é o ponto mais alto da ilha e o seu ponto mais ocidental – o Capelo. Os trilhos do Perímetro da Caldeira, Descida à Caldeira (de visita apenas com guia credenciado) e Levada, ligados entre si pelo Trilho dos 10 vulcões até ao trilho do Capelo-Capelinhos e subida ao Vulcão dos Capelinhos estão convenientemente sinalizados e são visitados com regularidade pelas equipas do Parque Natural.
Ao chegar à inconfundível paisagem do Vulcão dos Capelinhos o visitante poderá deixar-se guiar numa das várias visitas guiadas diárias ao Centro de Interpretação aí localizado, subir ao farol e visitar com um guia especializado o interior do vulcão. Este é o centro do conhecimento e divulgação sobre a geologia, vulcanismo e farolagem. No Porto do Comprido localiza-se a recentemente inaugurada Casa dos Botes onde está patente uma interessante exposição sobre este importante ponto de baleação. A partir daí pode percorrer o Circuito dos Baleeiros onde a vida mundana e o quotidiano das gentes do mar são apresentadas.
Está disponível o Guia do Parque Natural do Faial, editado em português e inglês onde se poderá encontrar muita informação de interesse. Existe ainda diverso material de merchandising disponível e serviços de cafetaria e bar no Centro de Interpretação dos Capelinhos, Jardim Botânico e Fabrica da Baleia. Todos os Centros e pessoal do Parque Natural estão devidamente equipados e preparados para o acolhimento e informação aos visitantes. Não hesite em os contactar para qualquer questão.
Além de tudo isto existem ainda 6 sítios de interesse geológico, 57 espécies endémicas e uma natureza exuberante distribuídos por 13 reservas e áreas protegidas em 28 Km2 de terra e 189 km2 de mar. Aproveite o verão e venha descobri-los.
Horários até 15 de Setembro

Casa do Parque: segunda a sábado das 14h00 às 18h00

Fábrica da Baleia: segunda a domingo das 10h00 às 12H30 e das 13h30 às 18h00

Visitas Guiadas: a qualquer hora durante o horário de funcionamento

Jardim Botânico do Faial: segunda a domingo das 10h00 às 18h00

Visitas Guiadas: 10h30 | 14h30

Casa da Caldeira: segunda a sábado das 10h00 às 12h00

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos: segunda a domingo das 10h00 às 18h00

Visitas Guiadas: 11h00 | 13h00 | 15h00 | 16h30

http://www.faialonline.com/reportagensentrevistas/parque-natural-do-faial-em-pleno-funcionamento-destino-de-excelencia-da-europa/
avatar
jheitor

Número de Mensagens : 11468
Idade : 55
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum